Valerá a pena tanto esforço? Tantos anos de treino sempre a fazer as mesmas técnica e mesmo assim nunca chegar à perfeição. Valerá a pena fazer tantas repetições de um murro e mesmo assim continuar a não estar correto? Valerá a pena? Será que algum dia todas esta repetições nos sirvam para uma situação real de um assalto ou numa confusão num bar?
Esta é a pergunta que todos nós já nos fizemos. A minha conclusão foi que sim. Que vale a pena. Uma pessoa que encara fazer tantos anos uma técnica sem nunca desistir e mesmo assim chegar à aula e com um sorriso no rosto é uma pessoa que conseguirá enfrentar quais quer problemas na vida real, seja ele qual for.
Estes, os que nunca desistem são os verdadeiros guerreiros, são os que eu considero de fortes.
Com a pouca experiência que tenho de karaté, uma das coisas que eu mais tenho aprendido para ter sucesso nesta nossa arte é o espírito com que se treina e com que se encara o treino.
Aprendi que se formos para um treino com um espírito de que é só mais uma aula, o sucesso do praticante e a sua evolução de treino para treino vai ser muito pouca.
Agora se o praticante for para o treino com um espírito de que aquela vai ser uma aula que vai oferecer mais conhecimento e que vai sem duvida melhorar o seu karaté, cada exercício que é mandado fazer tem que ser feito com o máximo de força e dedicação. Assim sem duvida o praticante vai-se destacar perante os outros